segunda-feira, 29 de novembro de 2010 | By: Blog da Interação

Vamos analisar o diálogo estabelecido pelos seguintes enunciados:

Escolha um enunciado e crie seus argumentos. Lembre-se de que a sociedade, em que circulam os enunciados, é um lugar de conflitos, de pluralidade de ideias e, portanto, de contradições.

Negros e brancos têm direito à cidadania.



As mulheres têm a mesma capacidade intelectual dos homens.



A união entre homossexuais é um diretito civil.



Nenhuma crença religiosa deve ser desprezada.

16 comentários:

Marii R. disse...

Como dito no enunciado, a sociedade tem conflitos, as frases apresentadas demonstram o que seria correto perante a lei e os valores morais, mas todos sabemos que não é bem assim que acontecem as coisas, sobre as citações:

1ª: perante a lei negros e brancos tem o mesmo direito, mas o racismo ainda existe e isso ninguém pode negar, convivemos com ele todos os dias, mesmo que esse seja um ato horrível.

2ª: claro que mulheres tem a mesma capacidade dos homens, mas em alguns lugares insiste-se em trata-las como inferiores, chegando até a pagar salários mais baixos pelo mesmo serviço.

3ª: sim é um direito, mas grande parte da população tem muito preconceito com a união entre homossexuais, a homofobia é a prova disso.

4ª: sim, não deve ser desprezada, mas ainda existem pessoas que matam por religião.

O fato é, as regras e os valores humanos existem, há quem os respeite, mas ainda existem aquele que simplesmente os ignoram.

Jaqueline Souza disse...

A maior parte desses conflitos foi gerado por nossos antepassados que viviam em um mundo mais fechado e mais rígido.Culturas diferentes acabaram se chocando com o passar do tempo,e muitas coisas mudaram.

As mulheres têm a mesma capacidade intelectual dos homens sim,e o que faz uma parte da população pensar o contrário é a maneira como foram criados,ou seja,em uma sociedade machista.


A união entre homossexuais é um diretito,pois essas pessoas tem o livre-arbítrio,portanto,podem decidir o que querem sem se sentires inferiores ou excluidos pela sociedade.É claro que ainda existem pessoas contra,contudo,ninguém pode interfirir pois todos tem direito a felicidade.

Jaqueline S.R. de Souza 2ºB nº 40

Lucas Dias disse...

Todos os enunciados acima estão relacionados à algumas lutas em busca de direitos anteriormente inaceitaveis pela sociedade por tabus antigos e determinados preconceitos preestabelecidos pela sociedade, que de certa maneira desrespeitam a liberdade de expressão e liberdade de escolha natural do ser humano.

Lucas Dias Benedito 2ºB nº23

kelly disse...

Todos os enunciados citados acima, correspondem a luta das pessoas pelo seu direito de escolha, mais o que mais me chamou a atenção foi "As mulheres têm a mesma capacidade intelectual dos homens." pelo fato de que mesmo esse preconceito das mulheres terem que cuidar apenas de casa e filhos, a luta das mulheres já fez com que amenize tal preconceito, assim as mulheres tendo os mesmo direitos dos homens, apesar de ainda hoje em pleno séc. XXI ainda exista, de algumas pessoas.

Kelly Cristina nº23. 2ºB

Nathy disse...

Nenhuma crença deve ser desrespeitada ou banalizada, cada um é cada um e acredita naquilo que ouviu falar desde pequeno, ou que simplesmente acredita, não deve se julgar as pessoas por nenhuma aparencia muito menos pela crença ou religião. Mas, infelismente não é bem assim que acontece no mundo em que vivemos mesmo com muita informação e escolaridade ainda existe muitas pessoas ignorantes na qual não aceita a onião em geral doa outros e qantos escuta ou sabe de alguem que acredita em uma crença diferente faz piadinhas sem graça, ou simplesmente se afasta achando que apenas por esse motivo a pessoa é perigosa ou criminosa.
INGRID 2B N°15

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Negros e brancos têm direito à cidadania. isso é lei mais des de muitos tempo esiste o bendito do racismo e isso é frenquente,uma vergonha para a sociedade pois somos todos iguais o que difere é a cor eu sou contra o racismo e deveria ter uma ponisão mis ricorosa pois isso tampemn é um crime. Mais nao é so os brancos que cometem isso e tambem os morenos.concientise racismo é crime
jaqueline santos nº18 2ºa

Rosy Souza disse...

Negros e brancos têm direito à cidadania.Isso de fato é lei, porém a ignorância de tais ainda hoje trata isso como motivo de descriminação e desrespeito pela cor.A muito racismo na sociedade,pelo qual se é claramente visível,enquanto não houver mudanças nos atos e pensamentos das pessoas,as novas gerações iram crescer com esse mesmo pensamento racista e nada irá mudar.

"Enquanto a cor da pele for mais importante que o brilho dos olhos, sempre haverá guerra."

Roseane Souza Dias n°34 2°B

Monica disse...

Negros e brancos tem direito á cidadania.Esse é um assunto que há muito tempo vem levando proporções diferentes,todos dizem acreditar que negros e brancos tem direito a cidadania,mas muitas vezes em situaçoes cotidianas o que vemos é totalmente diferente,pessoas sendo discriminadas pela cor de sua pele em entrevistas de emprego,ou até mesmo em locais públicos de lazer,o que nos mostra que é sim uma lei e que com certeza deve ser respeitada,mas isso tem de partir da consciencia de cada ser humano.
monica da costa elisei nº 30 2ºA

tainara mazute 2D disse...

claro que tem direito,mas ainda no sec xxi existem pessoas com preconceito.
não porque eles são homossexuais ou outra coisa que seja,que não tem direito de fazer parte da sociedade afinal eles são humanos também!!!!

Ju 2°c disse...

o preconceito é a maior perda de tempo , enaqunto voce julga alguem por ser negra , homossexual ou mussumana , ou espirita voce pode estar sendo julgado , pela cor do seu par de tenis ou a marca da sua camiseta . por isso quem julga e tem preconceito se esqueçe que não é perfeito e todos somos filhos de Deus

vinicius S disse...

Negros e Brancos tem direito a cidadania, porem não vem tendo todas as igualdades necessárias.
Infelizmente ainda existe muito racismo e muito preconceito, para realmente termos direitos iguais, devemos respeitar o próximo pra ser respeitado.

Vinicius de Souza Satelis nº37 2ºD

tata disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
tata disse...

A união entre homossexuais é um direto civil,não sou preconceituosa não tenho nada contra namoro de pessoas do mesmo sexo, acho isso comum, mas não sou a favor de que união entre homossexuais seja levada para o lado religioso ,isso eu descordo.
Thais Marques nº37 2ºC

Thaina disse...

Todos ate sabem o que é cidadania mas infelizmente muitos não a praticam de forma correta,julgando as pessoas pela sua cor de pele,sua religião ou pela sua opção sexual.Mas lembrando que cidadania não é apenas ter direitos iguais mais sim ter o respeito que todo mundo merece.

Thaina nº35 2ºE

Anônimo disse...

Negros e brancos têm direito à cidadania.
O respeito deve ser pela cidadania e não pelo ato de fingir que não existem diferenças físicas entre os seres deste planetinha.
Cada qual deve ser respeitado pelo que é e pelo caráter que tem.
Essa história de cotas para lá e pra cá, é pura manipulação da opinião pública. Isso é coisa de político experto.
Está sendo criado no Brasil o "aparthaid" como existiou na Africa do Sul e já foi eliminado. A longo prazo, está sendo criado o mesmo sistema no Brasil. Coitadas das futuras gerações, receberão uma herança que ninguem merece.
André Brambilla Nº6 2º A

Postar um comentário